Receitas

Coroa de Páscoa

Ingredientes

600 g de farinha (peneirada); 50 g de fermento de padeiro; 100 g de icing-sugar; 200 ml de leite morno (aproximadamente); 2 gemas; 1 pacotinho de açúcar baunilhado; noz moscada ralada q.b.; 125 g de manteiga; 100 g de corintos embebidos em Vinho do Porto.

Começar por dissolver o fermento num pouco de leite morno a que se adiciona depois 2 colheres de sopa de farinha e 2 colheres de sopa de icing-sugar, retiradas ambas da quantidade total. Deixar levedar.

À parte, colocar a farinha peneirada numa tigela, fazendo um buraco ao meio onde se coloca sal refinado (pouco), as gemas, o resto açúcar mais o pacotinho de açúcar baunilhado, a manteiga derretida e a noz moscada ralada. Adicionar o fermento já levedado. Amassar bem, adicionando o leite de forma gradual. Polvilhar de farinha e deixar levedar, tapando a tigela com um pano e envolvendo-a num cobertor. Quando a massa duplicar de volume voltar a amassar e deixar levedar de novo.
Juntar os corintos escorridos, amassar e dividir a massa em três porções a partir das quais se moldam rolos com uma grossura homogénea. Com estes 3 rolos faz-se uma trança, que depois se coloca num tabuleiro untado de margarina, no centro do qual se pôe uma tacinha de pirex também untada. Esta fase de montagem do folar requer alguma perícia, para que a trança fique bonita e bem fechada, sem se notar a ligação. Deixa-se levedar mais uns 20 minutos e depois pincela-se com gema de ovo.
Vai ao forno a 220ºC durante 8 minutos, tempo a partir do qual se baixa a temperatura para 190ºC. Se começar a ficar muito dourado pode ser necessário colocar um papel de alumínio.

Fonte:http://aminhacozinha.blogspot.com/
Tags