Sem Categoria

Dia das mães

Dia das Mães é uma data comemorativa em que a Mãe e a Maternidade são homenageadas! Em Portugal o dia das Mães é sempre no primeiro domingo do mês de Maio.

Essa data remete a uma série de sentimentos nobres e situações de afecto. Os familiares reúnem-se com o objectivo de prestigiar as respectivas Mães. Hoje, o Dia das Mães é utilizado como uma data para estimular o consumo. Contudo, resta a pergunta: como, a partir de quando e onde essa data foi escolhida para ser destinada ao Dia das Mães?

 

A história da escolha da data para homenagear as mães está associada à figura de uma mulher dos Estados Unidos da América chamada Anna Jarvis. A despeito de, desde a Antiguidade e a Idade Média, terem existido rituais, festividades e outras formas de manifestação cultural em homenagem às mulheres, à fertilidade e à maternidade, somente no início do século XX, por meio de Anna Jarvis, a data do Dia das Mães foi definida e, em pouco tempo aceite em vários países.

Tudo começou no ano de 1905, quando a mãe de Anna Jarvis, Ann Marie Reeves Jarvis faleceu, na cidade de Grafton, no Estado de Virgínia Ocidental, onde viviam. Foi nessa mesma cidade que Anna, com algumas amigas, começou uma campanha, inicialmente no núcleo de uma Igreja Metodista da qual fazia parte, para mostrar às outras crianças e jovens o quão importante era a figura da mãe.

Em 10 de maio de 1908, Anna conseguiu que a Igreja Metodista Andrews, de Grafton, celebrasse um culto em homenagem às Mães. Esse acontecimento, até então nunca visto, logo se tornou famoso no Estado da Virgínia Ocidental, a ponto de chamar atenção do governador, que, à época, era William E. Glasscock.

Glasscock, em 1910, chegou a definir o dia 26 de abril como o dia oficial do Estado da Virgínia em homenagem às Mães. O gesto do governador estimulou outros representantes a fazerem o mesmo em seus estados, de modo que, nos anos seguintes, várias outras regiões também passaram a ter um dia específico de homenagem às mães. Esse facto, por sua vez, influenciou também o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson.

Wilson, orientado diretamente pela própria Anna Jarvis, estabeleceu a proposta de que o Dias das Mães fosse comemorado. Essa proposta oficializou-se em 1914 e logo se tornou internacional, sendo acatada também por outros países.

Em Portugal, o Dia das Mães tem sido celebrado, ultimamente, no 1º domingo de Maio.

Esta data é hoje aproveitada para estimular o consumo, pois todos gostam de carinhosamente presentear a sua Mãe. Os filhos já andam a pensar no que oferecer às suas mães. Mas antes de partirem o porquinho para comprar a desejada prenda, talvez queiram ponderar melhor no que realmente uma mãe deseja receber neste dia, segundo um estudo seguem 10 prendas fantásticas que qualquer mãe vai gostar de receber (e não custam quase nada), não incluindo nesta lista as FLORES, que são sempre uma escolha certa:

  1. Dormir até tarde

O dia-a-dia de uma mãe é sempre recheado de tarefas e horários. Neste dia, oferecer à melhor Mãe do mundo mais umas horas de sono, pode ser um presente muito desejado.

  1. Pequeno-almoço na cama

Depois de dormir mais umas horas, quem não gosta de acordar com um belo pequeno-almoço na cama? Pais e filhos podem ajudar a preparar a refeição mais importante do dia. Uma bela maneira de começar este dia tão especial.

  1. Duas horas só para ela

E que tal deixarem a mãe estar duas horas a fazer aquilo que ela quer, e que não tem tempo nos restantes dias do ano? Ler uma revista, ver aquela série, um filme… Sem interrupções!

  1. Presente feito pelos filhos

Qualquer mãe gosta de um presente feito pelo filho. Pode ser uma colagem, um desenho, uma cartolina com fotos da família… Qualquer uma delas vai derreter o coração dela.

  1. Alguém que diga: “É o dia dela, por isso ela é que escolhe”

Deixem a mãe escolher o que quer fazer no dia. Pode ser um passeio, sair para ir às compras, ir ver um filme… A escolha deve ser dela.

  1. Um banho longo

Preparar um banho para a mãe, daqueles cheios de cheirinhos, velas e música relaxante.

  1. Não há tarefas domésticas neste dia

Um dia inteiro sem aspirar, arrumar os quartos, cozinhar, lavar a loiça… Que sonho!

  1. Quebrar a rotina

O melhor deste dia especial é não ter horários nem tarefas planeadas. Por isso, neste dia não há rotinas!

  1. Cinco minutos de paz

Independentemente de receber todos os outros presentes descritos acima, tire cinco minutos para si.

  1. Muitos abraços

É um dia de mimos, por isso, filhos, abracem as vossas mães! Dêem-lhe muitos mimos, beijinhos… Estes gestos fazem lembrar que ela é a melhor mãe do mundo!

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.