Receitas

Filhós da avó natividade

Quando era miúda, os Natais eram passados em casa dos meus avós maternos e estas filhós eram feitas na noite de Natal. A minha avó N. amassava a massa antes do jantar e deixava-a a levedar junto à lareira enquanto jantávamos. Depois do jantar sentava-se numa cadeira baixinha e fritava as filhós ao lume, pela noite dentro. Fazia-nos sempre uns bonecos com a massa e dava-nos um pouco de massa para nos manter entretidos. Hoje em dia já não as fazemos na noite de Natal, com muita pena minha, porque o que eu gosto mesmo destas filhós acabadinhas de fazer.
O Natal já passou, mas visto que hoje é dia de Reis, não podia acabar melhor esta época festiva do que com esta receita da avó.
Ingredientes:
1 kg. de Farinha
30 gr. de fermento de Padeiro
10 Ovos
1 laranja (sumo)
1 Cálice de água-ardente

1 Copo de azeite morno
Sal 
Açúcar e canela para polvilhar

Preparação:
Derreta o fermento de padeiro num pouco de água quente. Num alguidar coloque a farinha e o sal. Faça um buraco no meio e junte o sumo de laranja, o cálice de água-ardente, os ovos bem batidos. Misture tudo e vá juntando o azeite. Junte o fermento. Amasse bem. É possível que seja necessário mais azeite. Utilize-o sempre morno. A massa está no ponto quando já se descola do alguidar.
Cubra a massa com um pano e deixe levedar durante uma hora num local quente.
Pegue em pequenas quantidades de massa e estenda-as com as mãos untadas com azeite. Leve a fritar em óleo bem quente. Deixe escorrer e polvilhe com açúcar e canela.

Tags