Receitas

Fofos de atum

Hoje só havia sopa para o jantar mas estava a apetecer-me mais qualquer coisa, vai daí saíram estes fofos do forno. Já andava de olho neles há algum tempo no site da Gasparzinha. Segui a receita da massa tal e qual e o recheio foi feito a olho. A próxima experiência vai ser com chouriço alentejano do bom.

Ingredientes Massa:
250 gr. de Farinha2 Colheres de chá de fermento1 Colher de café de sal fino25 gr. de Margarina50 gr. de Óleo400 ml. de Leite2 Ovos

Ingredientes Recheio:
1 Cebola pequena
1 Dente de alho
6 Cogumelos frescos
2 Latas de atum
100 gr. de Tomate em calda
Sal

Pimenta 
Orégãos
Coentros

Preparação Massa:
Misture todos os ingredientes da massa e bata bem com a batedeira ou no liquidificador. A massa fica líquida. 

Preparação Recheio:
Pique a cebola e o alho e leve a alourar numa frigideira com um pouco de azeite. Junte os cogumelos picados e deixe refogar um pouco. Junte depois o tomate e tempere com o sal, a pimenta, os orégãos e os coentros. Junte o atum bem escorrido e deixe no lume mais 5 minutos. Reserve.
Unte as forminhas com margarina e farinha. Deite um pouco de massa no fundo das formas, recheie com o preparado de atum e cubra com mais um pouco de massa. É importante que se ponha mais massa no fundo da forma do que no cimo, para que fiquem firmes e não se desmanchem ao desenformar. Leve ao forno a cozer 15 minutos. Desenforme e já está!

Tags