Receitas

Receita de Bolo Real. Um dos segredos mais bem guardados pelas freiras do Alentejo.

 


Na produção de vinho usavam‑se claras de ovos para aclarar o vinho e doavam-se, às centenas, as gemas às freiras, que as aproveitavam para a criação de vários doces, entre eles o Bolo Real.

No concelho de Viana do Alentejo são vários os doces conventuais que marcam a sua identidade. 

Segundo alguns registos, já no século XV doces como a Enxovalhada, o Bolo Real e o Bolo Conde de Alcáçovas eram conhecidos e apreciados e ainda hoje são confecionados de forma tradicional. 

A localização do Convento de Jesus foi muito importante para a doçaria. Na produção de vinho usavam‑se claras de ovos para aclarar o vinho e doavam-se, às centenas, as gemas às freiras, que as aproveitavam para a criação de vários doces, entre eles o Bolo Real.

Ingredientes

500 g de miolo de amêndoa sem pele em pó

280 g de açúcar

250 g de doce de chila

8 ovos m

10 gemas m

Raspa de 1 limão

1 colher (sopa) rasa de canela em pó

Manteiga para untar

Farinha para polvilhar

Para a cobertura e decoração:

200 g de açúcar

200 ml de água

100 g de fios de ovos

Drageias prateadas q.b.

Doce de Gila q.b.

Instruções de preparação

Unte uma forma redonda e alta 23 cm de diâmetro com manteiga, forre-a com papel vegetal, volte a untar com manteiga e polvilhe-a com farinha.

Numa tigela, bata os ovos inteiros com as gemas e o açúcar, até obter um creme fofo, depois adicione a amêndoa, a raspa de limão, a canela e o doce de chila e mexa bem. Verta para a forma e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 50 minutos.

Entretanto, prepare a cobertura: leve ao lume um tacho com a água e o açúcar e deixe ferver, em lume baixo, até atingir ponto assoprado (110ºc no termómetro de cozinha). Retire do lume e, com uma vara de arames, bata energicamente até ficar opaco.

Retire o bolo do forno, deixe-o arrefecer, desenforme-o, elimine o papel e barre-o com o preparado anterior. Decore a superfície do bolo com uma camada de doce de gila ao centro os fios de ovos em volta e com as drageias prateadas desenhe uma coroa. Leve ao frio até servir.

Nota: Ponto assoprado Mergulhe uma escumadeira na calda, levante-a um pouco e sopre com força. Se a calda formar pequenas bolas de sabão, o açúcar atingiu o ponto assoprado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.