Doces e SobremesasReceitas

Almôndegas com sopa de cebola

Não costumo comprar hambúrgueres congelados, ou peço para os fazerem no talho, ou trago a carne picada e preparo-os eu em casa. Ultimamente tenho temperado a carne picada com sopa de cebola em pó e depois formo os hambúrgueres, que ficam uma delícia. Desta vez, aproveitei para fazer também umas almôndegas. Estas tiveram ainda um ingrediente alternativo. No fim-de-semana passado tive cá em casa a minha amiga A. a fazer a demonstração da Bimby e entre muitas coisas deixou-me um saquinho que pão ralado com alho e ervas que usei também nestas almôndegas. Bom, vamos à receita.

Ingredientes: 
500 gr. de Carne picada (normalmente uso 250 gr. de porco e 250 gr. de vaca)
1/2 Pacote de sopa de cebola 
1 Ovo
4 Colheres de sopa de pão ralado aromatizado com ervas e alho
Farinha
1 Cebola
1 Dente de Alho
1 Folha de Louro
3 Tomates maduros (ou um pacote de 200 ml de tomate em calda) 

1 Colher de sobremesa de açúcar
Sal (pouco, porque a sopa de cebola já é salgada)
Azeite
Orégãos

Preparação:
Junte a sopa de cebola em pó à carne. Junte também o ovo e o pão ralado. Misture tudo muito bem.
Forme pequenas bolas com a carne e passe por farinha. Reserve.
Prepare o refogado com um fio de azeite, a cebola picada, o dente de alho e a folha de louro e os orégãos. Junte depois o tomate picado. Tempere com um pouco de sal, mas pouco, porque a sopa de cebola já é salgada e dá sal suficiente às almôndegas. Junte também o açúcar (que ajuda a cortar  a acidez do tomate). Junte as almôndegas. Se necessitar de líquido, junte um pouco de água e um pouco de vinho branco. Tape o tacho e deixe cozinhar por 20 minutos. Sirva com puré de batata, ou esparguete.

Nota: Quando tiver as almôndegas moldadas pode congelá-las e utilizá-las depois. Congele-as separadas, para não se colarem e depois de umas horas pode juntá-las num saco para serem mais fáceis de armazenar. Num dia com menos tempo é só fazer o refogado com o tomate e juntar as almôndegas sem as descongelar.

Tags