Doces e Sobremesas
Pavlova com frutos vermelhos

Ingredientes
Ingredientes do merengue:
- Açúcar em pó q.b.
- Manteiga q.b.
- 250 g de açúcar mascavado
- 1 ½ c. sopa de farinha maisena
- 1 ½ c. sopa de extrato de baunilha
- 2 c. sopa de vinagre branco destilado (opcional)
- 6 claras
- Sal q.b.
Ingredientes para o creme:
- 2,5 dl de natas espessas
- 1 dl de iogurte
Ingredientes para os frutos vermelhos:
- 500 g de morangos, arranjados e em quartos
- 400 g de amoras
- 2 c. sopa de açúcar fino
Preparação
Praparação dos Merengues:
- Aqueça o forno a 140º C.
Unte com um pouco de manteiga e açúcar em pó, a forma para os merengues. Forre a base da forma com papel vegetal. - Num robot de cozinha triture o açúcar fino, o mascavado e a maisena até ficar bem incorporado.
À parte dissolva a baunilha com o vinagre. Reserve. - Bata as claras, com uma pitada de sal, até ficarem bem firmes. Adicione a mistura de açúcar aos poucos e continue a envolver.
Junte a mistura de baunilha e envolva mais cinco minutos. - Verta sobre a forma e leve ao forno até que o merengue ganhe uma crosta crocante e esteja seco ao toque.
- Desligue o forno e deixe a porta entreaberta durante uma hora para suavizar o processo de arrefecimento.
Repita o processo mais duas vezes de modo a obter 3 camadas de merengue.
Preparação dos frutos vermelhos:
- Num recipiente junte os morangos, as amoras e o açúcar e deixe a macerar durante uma hora.
Preparação do creme:
- Bata as natas com o iogurte até ficarem bem firmes.
- Para montar a pavlova coloque o merengue sobre o prato de bolos e cubra com os frutos silvestres e o creme.
Repita a operação e termine com o merengue. - Sirva à temperatura ambiente.