Doces e SobremesasReceitas

Profiteroles

Olá, finalmente ganhei coragem para fazer um dos meus pasteis preferidos *Profiteroles*. Bem, a verdade é que gosto mesmo de Éclaires mas são feitos com a mesma massa e só muda o formato. Aqui fica a promessa de que vou fazer Éclaires e posto a receita. Espero fazer-me entender, pois com a ansiedade de fazer tudo muito bem, temo não ter tirado fotos suficientes. Prometo que na próxima serei mais meticulosa com fotos e com a explicação…

 Para começar, levei ao lume 250ml de água, 100g de manteiga, 1 colher de café de sal e uma colher de chá de açúcar.

Logo que a manteiga derreteu e começou a ferver, juntei de uma vez só 150g de farinha.


Retirei do lume e comecei a mexer energicamente a farinha até formar uma bola e descolar do tacho. 

Passei a massa para uma taça, para que arrefecesse um pouco e juntei o primeiro ovo de 3 que são necessários. Mexi muito bem o ovo até incorporar bem antes de juntar o segundo ovo. E procedi assim com os 3 ovos.

Meti a massa num saco de pasteleiro e distribui pelo tabuleiro fazendo rosquinhas.


Foi ao forno a 200º por 15 minutos e depois reduzi a temperatura para os 175º e deixei mais 15 a 20 minutos no forno.


IMPORTANTE, não abrir a porta do forno senão eles murcham.

Retirei-os e deixei arrefecer completamente numa grade. 

Para o recheio podem usar o que quiserem. Mousse de chocolate, chantily, ovos moles, creme de pasteleiro, leite creme…enfim…o que quiserem.


Eu ainda tinha no frio creme russo que usei no Bolo de Chocolate recheado com creme russo e recheei com este creme delicioso.

Derreti um pouco de chocolate de leite com um pouco de chocolate preto. Para ajudar a dissolver, juntei um pouco de leite, e depois de estar morno, mergulhei os topos dos profiteroles neste delicioso chocolate. 

Apesar de uns terem ficado maiores e outros mais pequenos (falta de experiência com o saco de pasteleiro) esta receita rendeu uns 24 Profiteroles.



Alguns dirão *chocolate a mais…*






Eu digo *chocolate nunca é demais…*

Não tenho palavras para descrever o sabor destes bolinhos, mas uma coisa é certa, nada de saber a corantes nem conservantes! Simplesmente deliciosos!
Não vejo a hora de os fazer outra vez…






Espero que gostem. Bom Apetite!
Beijinhos de Mel.

Tags