Bolo teixeira
Pelos vistos, este bolo é de origem de Baião, onde lhe dão o nome de Biscoito da Teixeira ou Pão da Teixeira. A receita está incompleta, pois há um ingrediente que ninguém diz qual é.
Pus mãos à obra e com esta e aquela receita, mais a outra que aparecia, comecei a fazer experiências e esta receita que vos trago é a mais parecida que consegui. Este bolo traz.me boas memórias da minha infância e adolescência e como já não vivo no Norte tenho muitas saudades deste bolinho.
Aqui por Aveiro tenho encontrado este bolo nas Festas do S. Paio da Torreira e nas Festas do Mar, no furadouro. Estas festas coincidem no mesmo fim de semana, logo só o encontro uma vez por ano. Triste não é? Vamos lá à receita, resalvando que ainda não acertei com o ingrediente que falta mas as experiências ainda não acabaram. Tal como já referi, esta é a mais parecida.
Ingredientes:
- 250g de farinha com fermento
- 125g de açúcar amarelo
- 125g de açúcar mascavado
- 1 ovo
- 1 colher de chá de canela
- 125g de manteiga derretida
- 1 chav. de leite
Numa taça, começar por bater o açúcar com o ovo. Junta-se a manteiga e a canela e mexe-se. Adiciona-se a farinha e o leite alternadamente até ficar cremoso.
Este bolo é para fazer numa forma pq. rectangular, porque é assim que ele se apresenta. Como eu não tinha fiz numa quadrada.
(Claro que já tratei de comprar a forma certa!)
Vai ao forno pré aquecido a 190º durante mais ou menos 30 minutos.
Quem for do Norte saberá que ele fica assim baixo e com uma massa densa e escura.
Falta aqui qualquer coisa, eu sei. Mas logo que eu descubra faço um Update deste delicioso bolo.
Mesmo assim, fiquei muito feliz por recriar (depois de varias tentativas) este bolo.
Para mim será sempre Bolo Teixeira…
Espero que gostem. Bom Apetite!
Beijinhos de Mel.